PÓS-GRADUAÇÃO UNIFAAT

Processando requisição!

0% - Processando requisição!

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PÓS-GRADUAÇÃO - UNIFAAT

Inscrever

CURSOS DE EXTENSÃO CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Os Cursos de Extensão da UNIFAAT são oferecidos para estudantes e profissionais interessados no aprimoramento de seus conhecimentos. Estes cursos são classificados em duas categorias: Cursos Livres (que não possuem pré-requisito) e Cursos de Educação Continuada (que são para pessoas formadas e possuem pré-requisito).

PSICOPEDAGOGIA HOSPITALAR

O curso apresenta as práticas de atuação institucional no campo do Psicopedagogia Hospitalar e  como desenvolver propostas de intervenção psicopedagógica, considerando os aspectos emocionais, cognitivos (dificuldades de aprendizagem), motivacionais e psicossociais

 A Psicopedagogia é uma área de estudo e de atuação no contexto da saúde e educação, tendo como foco o processo de aprendizagem.

A Psicopedagogia hospitalar envolve a integração de equipes multidisciplinares, adaptação de recursos psicopedagógicos, diagnóstico e programas terapêuticos de ensino e aprendizagem das pessoas internadas, abrangendo uma intervenção em crianças, adolescentes, adultos e idosos, além de programas comunitários de prevenção de comportamentos de risco e reabilitação psicossocial.


CARGA HORÁRIA

30 horas


METODOLOGIA HÍBRIDA

Para saber mais, escreva para: atendimento.pos@unifaat.edu.br


INÍCIO DAS AULAS
 

Dia 1 de setembro de 2020. 


HORÁRIO DAS AULAS

Horário de início às 19h30. Os horários serão informados aos matriculados.


LOCAL

UNIFAAT - Campus Manoel Ferraz
Estrada Municipal Juca Sanches, 1050 - Jardim Brogotá - Atibaia (SP)

Valor do curso

Forma de pagamento

R$ 600,00 (ex-aluno da UNIFAAT e empresas conveniadas)

4 parcelas no cartão de crédito

R$ 200,00
 

• A Psicopedagogia Hospitalar como campo de atuação integrador na relação dos processos de aprendizagem cognitivos e emocionais e do desenvolvimento psicossocial.

 1) A Psicopedagogia e a Psicologia hospitalar: histórico, conceitos e fundamentos;

 2) O ambiente de trabalho: o hospital. Sofrimento, dor e morte; reações psicológicas à doença e ao adoecer. O “doente” crônico, agudo e terminal. Reflexões sobre os padrões “normais” e patológicos;

 3) O duplo sofrimento: a doença e o afastamento do meio social e de convívio. Um olhar psicopedagógico na promoção do bem-estar; As considerações psicopedagógicas em relação ao longo período de internação e ao afastamento escolar de crianças e adolescentes;

 4) Intervenções psicopedagógicas de natureza emocional (no controle da ansiedade e depressão), cognitiva (focando as dificuldades de aprendizagem) e motivacional (auto-estima negativa);

 5) Práticas de intervenção psicopedagógica no ambiente hospitalar: integração multidisciplinar e orientação, diagnóstico das condições de aprendizagem, adaptação de recursos psicopedagógicos, programas terapêuticos de ensino/aprendizagem para crianças e adolescentes, prevenção de comportamentos de risco; reabilitação psicossocial e relatórios de condições terapêuticas;

 6) Intervenções psicopedagógicas individuais, grupais e com familiares no ambiente hospitalar. As especificidades e os desafios de cada faixa etária: o “aprender” e as percepções na infância, adolescência, vida adulta e no envelhecer. Salas de espera, oficinas psicopedagógicas e brinquedotecas.

Fábio Baptista Mazzini

Psicólogo, com especialização em Obesidade e Emagrecimento, pela Universidade Veiga de Almeida e em Psiquiatria e Psicologia Clínica da Adolescência, pela UNICAMP.
Atualmente é psicoterapeuta do Centro Brasileiro de Psicologia, psicólogo de familias do Instituto Berço da Cidadania e psicoterapeuta no Espaço Humanitá, atuando principalmente os temas: educação, inclusão, síndrome de down (preconceito, mitos e tabus.

Profissionais, portadores de curso superior (bacharelado, tecnológico e licenciatura), interessados em aprimorar e atualizar conhecimentos em sua área de atuação profissional, na perspectiva da Educação Continuada.

Formuláriode Interesse

Preencha todos os campos do formulário para que possamos entrar em contato com você!!!

Enviar
Razão para fazer Pós-graduação

Aumento da empregabilidade   •   Retorno financeiro   •   Diferenciação de carreira   •   Novos conhecimentos

Foco numa especialidade   •   Atualização profissional   •   Ampliação do networking