Fale Conosco:
✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente PÓS-GRADUAÇÃO.
FECHAROs cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.
O curso de Pós-graduação lato sensu em Arte-Educação e Inclusão da UNIFAAT introduz as diretrizes atuais da problemática da Arte-Educação e seu meio, visando refletir sobre o ensino da Arte nas instituições.
Sob a perspectiva de que o fazer artístico é considerado um instrumento que auxilia no processo de transformação pessoal e social de públicos inclusivos, o curso visa à formação de profissionais capacitados a atuarem na área de Arte-Educação e Inclusão em: escolas da rede oficial (particulares e públicas), no ensino superior, nas linguagens visual, musical e corporal (teatro e expressão corporal), bem como no desenvolvimento do ensino das Artes Visuais, através de monitorias em museus ou galerias, projetos em ateliês e demais instituições, numa perspectiva inter e multidisciplinar.
Dentre os conteúdos apresentados, destacam-se:
• Metodologias e princípios pedagógicos aplicados às ações artísticas;
• Propostas que consideram a realidade individual e social dos alunos, perspectiva da inclusão e processo de ensino-aprendizagem;
• Conhecimentos específicos das visualidades contemponâneas;
• Conteúdos prático-teóricos sobre o ensino das Artes Plásticas para pessoas com deficiências;
• Arte como meio de manifestação de expressões, emoções e sentimentos.
Agenda
O curso é desenvolvido em quatro semestres letivos, por meio de disciplinas e elaboração de trabalho acadêmico.
As aulas são ministradas aos sábados, quinzenalmente, das 8h às 16h, no Campus Dom Pedro - UNIFAAT.
Estrutura curricular | Carga horária |
Módulo: Fundamentos da Arte-Educação e Inclusão |
|
· Fundamentos Filosóficos da Arte-Educação | 30 |
· Cultura popular, Cultura Erudita e Educação | 30 |
· História da Arte e ação educativa inclusiva: acessibilidade em museus e instituições culturais | 30 |
· Ensino da Arte: educação e públicos especiais. Oficinas e projetos: aprendizagem multissensorial | 30 |
· Arte e Inclusão | 30 |
|
|
Módulo: Arte-Educação e as diferentes linguagens |
|
· Teatro, educação e inclusão | 30 |
· Expressão corporal: corpo simbólico, comunicação e cultura | 30 |
· A Leitura do Cinema | 30 |
· Música: percepção e escuta musical | 30 |
· Fotografia e Leituras de múltiplas linguagens | 30 |
· Oficinas: criação em Arte-Educação e Inclusão | 30 |
|
|
Módulo: Metodologia do Trabalho Acadêmico |
|
· Projeto em Arte-Educação e Inclusão | 30 |
· Elaboração de Projeto em Arte-Educação e Inclusão: Trabalho de Conclusão de Curso | 100 |
| |
Total | 460 |
Me. Daniel Chinellato
Me. Edson Antonio Gonçalves
Dra. Flavia Amaral Rezende
Ma. Glória Aparecida Pereira de Oliveira
Me. Helder Manuel da Silva Oliveira
Dr. João Francisco Duarte Jr.
Me. Helder Manuel da Silva Oliveira
Ma. Maria Inês Ruas Vernalha
Me. Paulo Pitombo
Dr.ª Raquel Gouvêa
Esp. Sílvia Regina Imenez da Silva
Ma. Suzana Amaral
Graduados (bacharéis ou licenciados) em Educação Artística, Artes Visuais, Artes Plásticas, Pedagogos e demais profissionais interessados na área.
Fique por dentro de eventos acadêmicos e novos cursos
Razões para fazer
Aumento da empregabilidade • Retorno financeiro • Diferenciação de carreira • Novos conhecimentos
Foco numa especialidade • Atualização profissional • Ampliação do networking