PÓS-GRADUAÇÃO UNIFAAT

Processando requisição!

0% - Processando requisição!

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PÓS-GRADUAÇÃO - UNIFAAT

Inscrever

PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO

Os cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.

EMH Pós-Graduação em estudos sobre a Infância e a Adolescência

A infância e a adolescência formam o tempo da humanização. Aspectos sociológicos, psicológicos e psicopatologicos compõem este período de forma diferenciada. Este curso é a oportunidade de estudar tais fases de forma cuidadosa e aprofundada.

Duração
12 meses


Modalidade
Online


Carga horária
360 h/a





Aulas (AO VIVO e GRAVADAS):

Aulas quinzenais: Sexta-feira (19h:00 às 22h:00) e Sábado (08h:00 às 12h:00).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assistir posteriormente, tendo em conta que ficarão  gravadas. 

 

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

Registro e-mec:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjIwMDk1

 

TCC OPCIONAL:


De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I
História da Infância e da Adolescência
Sociologia da Infância
Sociologia da Adolescência
História da Psicopatologia da Infância e da Adolescência

MÓDULO II
Desenvolvimento – Primeira Infância (primeiras relações)
Desenvolvimento – Primeira Infância (aquisições e hábitos)
Desenvolvimento – Infância (aspectos psicomotores e psicológicos)
Desenvolvimento – Infância (aprendizagens e comportamento)
Psicopatologia da Infância e da Adolescência

MÓDULO III
Atualidades sobre a Infância e Adolescência
Políticas Públicas para a Infância e a Adolescência
Educação e Escolarização da Infância
Educação e Escolarização da Adolescência

MÓDULO IV
Aspectos neuropsicomotores da adolescência
Aspectos psicológicos e comportamentais na adolescência
Adolescência: corpo e sexualidade
Aprendizagem na adolescência
Adições na adolescência

MÓDULO TCC

 COORDENADORES E PROFESSORES
 
Coordenador(a)

Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly Doutora

Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação
 
Professor(a)

Jovana Moster Especialista

Graduada em Direito pela PUC Minas. Especialista em Direito Civil pela PUC Minas. Possui aperfeiçoamento em Docência pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Consultora e docente na área da Infância e Juventude e Assistência Social. Já atuou por 5 anos como Controladora Geral do município de Machado, MG e como advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços de Caldas.
 
Professor(a)

Ana Paula Dias Especialista

Graduada em Pedagogia. Curso de introdução à psicanálise Freudiana e Lacaniana. Trabalha como supervisora pedagógica do município de Poços de Caldas e atua com a psicanálise em consultório particular.
 
Professor(a)

Flávia Camargo Especialista

Graduada em Pedagogia, especializada em Práticas de Letramento e Alfabetização, em Educação Empreendedora, em Mídias na Educação e Gestão. Mestranda em Educação. É coordenadora do Centro de Referência do Professor - CERPRO de Poços de Caldas.
 
Professor(a)

Mariana Cruz

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com residência em saúde Materno Infantil na Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. Educadora perinatal, consultora em amamentação e doula. Atuação na clínica de linguagem de crianças pequenas com impasses no desenvolvimento. Psicanalista em formação pelo NEPE - Lugar de Psicanálise (Poços de Caldas - MG).
 
Professor(a)

Wericson Miguel Martins Especialista

Psicanalista, Psicólogo Clínico e Educacional, Docente Universitário, Analista de Educação Básica - Psicólogo (SRE - SEE/MG), Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica, Membro do NEPE - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação e da ReBB-MG - Rede de Estudos Bebês do Estado de Minas Gerais
 
Professor(a)

Maria Inês Bustamante Doutora

Psicóloga Clínica, com experiência em atendimento psicoterápico de adolescentes, adultos e idosos. Especialização em Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutorado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco - USF.
 
Professor(a)

Alessandra Cardoso Marques 

Graduada em Pedagogia pela Puc campus Poços de Caldas. Graduada em Psicologia pela faculdade Pitágoras. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Psicanalista em permanente formação com atuação clínica. Membra do Nepe - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação. Professora (Ensino Fundamental I e Formação de Professores- Curso Normal Médio)
 
Professor(a)

Caroline de Souza Doutora

Psicóloga -Doutoranda em Psicologia pela PUC Minas. Mestre em Psicologia pela PUC Minas.L. Colaboradora da Comissão do SUAS do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Experiência na Coordenação da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e atuação como gestora do CREAS do município de Poços de Caldas - MG. Escritora do livro: “A experiência do cuidado em um serviço de acolhimento institucional”
 
Professor(a)

Fabiana Aparecida de Souza Especialista

Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicomotricidade clínica pelo ISPE-GAE - SP, graduanda em psicologia. Em formação psicanalítica pela ATO, escola de psicanálise de Belo Horizonte,MG. Idealizadora do "Centro de Educação e Psicomotricidade Beabá", em Pouso Alegre - MG. Há 22 anos atua na educação, nos segmentos infantil e 1º ciclo do ensino fundamental, coordenação e formação de professores, acolhimento e escuta das famílias.
 
Professor(a)

Jeronimo Retuci Especialista 

Psicólogo, Psicanalista, Docente Universitário, Especialista em Psicanálise Clínica, Membro do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) e da clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação), Poços de Caldas, MG.
 
Professor(a)

João Carlos Ferreira Franceschi Especialista 

Especialista em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química, psicólogo, psicanalista em formação permanente com atuação clínica. Membro do Nepe – Poços de Caldas (MG). Atuante em Comunidade Terapêutica.
 
Professor(a)

Marcilena Assis Toledo Especialista 

Graduada em Letras e Psicologia. Pós- Graduada em Gestão de pessoas e projetos sociais e em Docência do ensino superior. Mestre em Educação. Professora universitária. Psicanalista membro da ATO escola de psicanálise.
 
Professor(a)

Mariane Ávila Mestre 

Mestrado em Psicologia (cursando/UFSJ). Graduada em Pedagogia (UNIS), Psicologia (UNIFENAS). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica (UNIFENAS). Psicóloga, psicanalista. Professora do curso de Psicologia e supervisora de prática de estágio campo/clínica (UninCor). Professora na Fundação Aprender (Varginha) nos cursos de: Psicanálise em interface com a Psicopedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Estuda psicanálise no Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) onde participa do 5º ano de formação da criança (2022). Tem experiência na área de Educação com ênfase em docência do ensino superior; atua principalmente com: clínica, psicanálise, educação e desenvolvimento humano (infância e adolescência).
 
Professor(a)

Renato Luiz da Silva Fonseca Especialista

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Especialista em Práticas e Políticas Públicas em Assistencial Social - Pós Graduação - Faculdade Pitágoras 2015; Graduando em Gestão das Organizações do Terceiro Setor - UNICESUMAR ; Mestrando em Educação - UNIFAL - MG. Consultor em Acolhimento Institucional de Crianças e adolescentes, sendo membro e formador profissional do INSTITUTO FAZENDO HISTÓRIA - OSCIP com sede em São Paulo - SP 2014 / JANEIRO 2019; É cofundador e coordenador executivo da ASSOCIAÇÃO FABRICA DE CONQUISTAS (www.fabricadeconquistas.org) ; Coordenador do Projeto Galpão das Artes - projeto que atende crianças e adolescentes em contra-turno escolar em modalidade de educação não formal e artes; Possui vasta experiência na área e ênfase em Psicologia do Social e Comunitária; É psicólogo clínico com abordagem psicanalítica. Atuou também no campo clinico no Sistema Único de Saúde - SUS e também no âmbito do Sistema Único de Assistencial Social - SUAS. Desta pratica, experienciou intervenções social e comunitária na proteção básica, média e alta complexidade - intervenção a qual tem se dedicado ao aprofundamento nos estudos com ênfase em Políticas Púbicas. Autor do Livro: PROJETO RONDON MINAS - sua influência da formação do psicólogo generalista - Editora Appris - 2019 Autor do Artigo Cientifico Acolhimento Institucional: dos caminhos da história ao relato de experiência de atendimento de crianças e adolescentes na construção e perspectiva da autonomia - publicação editora JURUÁ; 2020
 
Professor(a)

Rita Nassar Mestre

Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2003). Pós-Graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Santa Rita do Sapucaí, MG. Professora titular da Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre, MG. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia e aprendizagem, psicologia e desenvolvimento, psicomotricidade, deficiência intelectual, educação especial, educação inclusiva e exclusão social, autismo, clínica de bebês com sinais de risco para sofrimento psíquico. Em formação psicanalítica pela ATO, escola de psicanálise de Belo Horizonte,MG.
 

Professores, psicólogos, profissionais de saúde e todos que têm interesse em compreender os estudos atuais sobre Infância e Adolescência

Formuláriode Interesse

Preencha todos os campos do formulário para que possamos entrar em contato com você!!!

Enviar
Razão para fazer Pós-graduação

Aumento da empregabilidade   •   Retorno financeiro   •   Diferenciação de carreira   •   Novos conhecimentos

Foco numa especialidade   •   Atualização profissional   •   Ampliação do networking