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PÓS-GRADUAÇÃO - UNIFAAT

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PÓS-GRADUAÇÃO SAÚDE

Os cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.

EMH Pós-Graduação em Envelhecimento Humano em Perspectiva Multidisciplinar

A Pós-Graduação “lato sensu” - Especialização em Envelhecimento Humano em Perspectiva Multidisciplinar tem como premissa que o processo de envelhecimento é multidimensional e portanto, influenciado por questões demográficas, biológicas, psicológicas, socioculturais, educacionais, econômicas, legais e ambientais.  

Assim a sua grade curricular contempla as principais questões do processo de envelhecimento na atual realidade brasileira em perspectiva teórica e prática e conta para tanto com professores de áreas diversas, escolhidos pela qualificação acadêmica e experiência profissional. Para conhecimento contamos com as seguintes áreas profissionais no curso: Arquitetura, Direito, Economia, Enfermagem, Fisioterapia, Gerontologia, Psicologia, Pedagogia, Serviço Social. 

Duração
12 meses


Modalidade
Online


Carga horária
360h/a TCC opcional


Final das Inscrições
30 de Abril de 2024

 

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

 

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

Registro e-MEC:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjQ0ODQ0

TCC OPCIONAL:


De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I – QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DO ENVELHECIMENTO
A família contemporânea e as redes de apoio ao cuidado a pessoa idosa
As perspectivas de cuidados abrangentes e interdisciplinares no processo de envelhecimento
Educação, Envelhecimento e Velhice: diálogos necessários
Intimidade, afetividade, sexualidade, o morrer e a morte
Relações intergeracionais na construção de uma sociedade para todas as idades

MÓDULO II – DISCUSSÕES PRIMORDIAIS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO
Cuidados de vida diária no processo de envelhecimento e a pessoa idosa dependente
Envelhecimento cerebral: transtornos mentais e comportamentais
Etarismo e Violência contra a pessoa idosa
O cuidado ao idoso e ao cuidador: aspectos sociais e psicológicos do cuidado

MÓDULO III – CONHECENDO O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO HUMANO
A Economia da Longevidade: questões econômicas, sociais e éticas
As questões psicológicas do envelhecimento e o papel das Memórias
Da perspectiva das perdas ao Envelhecimento Saudável
Mudanças sensoriais e motoras no processo de envelhecimento
Processo de Envelhecimento Humano ontem e hoje

MÓDULO IV – POLÍTICAS BRASILEIRAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA
A pessoa idosa na Política de Assistência Social: programas e serviços
A pessoa idosa na Política de Saúde: programas e serviços
Acessibilidade como direito de uma população que envelhece
Direitos fundamentais: o Estatuto e o Conselho do Idoso

MÓDULO V- TCC 

COORDENADORES E PROFESSORES
 
Coordenador(a)

Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly Doutora

Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação
 
Coordenador(a) Adjunto(a)

Maria Eliane Catunda de Siqueira Mestre

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1968), mestrado em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Educação/Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, gerontologia, políticas públicas, sociologia do envelhecimento e terceiro setor.
 
Professor(a)

Ana Claudia de Souza Mestre

Fisioterapeuta formada pela PUC Minas, Mestrado em Biologia Celular e Estrutural - Anatomia Humana – UNICAMP. Atua como docente em cursos da área de saúde e é Pesquisadora no Laboratório de Estudos em Tecnologia, Funcionalidade e Envelhecimento - Faculdade de Medicina - USP.
 
Professor(a)

Gustavo C Silva Especialista

Profissional com de 9 anos na área da enfermagem. Atuação em diferente áreas dentro da enfermagem, com experiência na área hospitalar em pronto socorro, UTI, ala de internação clínica e cirúrgica e centro cirúrgico e experiência na enfermagem em reabilitação neurológica. Com o conhecimento maior em atendimento de urgência e emergência, e enfermagem dermatológica em feridas. Atualmente Trabalha na: ADEFIP-Associação dos Deficientes físicos de Poços de Caldas, proprietário da Clínica Cuidado Bem Estar de Cicatrização de feridas e preceptor de estágio do curso de enfermagem da PUC Minas.
 
Professor(a)

Jovana Moster Especialista

Graduada em Direito pela PUC Minas. Especialista em Direito Civil pela PUC Minas. Possui aperfeiçoamento em Docência pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Consultora e docente na área da Infância e Juventude e Assistência Social. Já atuou por 5 anos como Controladora Geral do município de Machado, MG e como advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços de Caldas.
 
Professor(a)

Julia Eugenia Gonçalves Doutora

Doutora em Ação, Comunicação e Conhecimento do Departamento de Filosofia e Ciências da Educação da Universidade de León, Espanha. Pisicopedagoga. É autora dos livros Psicopedagogia Para Adultos e Idosos: diagnóstico e intervenção (2020) e Práticas Psicopedagógicas com Adultos e Idosos (2022), ambos pela editora WAK.
 
Professor(a)

Katia Maria Pacheco Saraiva Doutora

Psicóloga Clínica. Doutora em Psicologia dos Processos Psicossociais (PUC-Minas); Pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Humano e do Núcleo de estudos e pesquisa do Envelhecimento do curso de Psicologia da PUC-Minas. Atua como colaboradora e docente do @Portal do Envelhecimento.
 
Professor(a)

Maria José Scassiotti de Souza Mestra

Professora na área de Administração e Economia na PUC- Minas, campus Poços de Caldas, com graduação nas áreas e mestrado em Administração e Planejamento pela PUC-SP. Presidente do Conselho de Administração da Associação Poços Sustentável e atua em projetos do Observatório Social Poços Sustentável.
 
Professor(a)

Otávio Augusto Bianco Mestre

Bacharel em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Gerontologia pela Programo de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federalde São Carlos. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal de Alfenas. Estudante de Medicina na Universidade Federal de Alfenas.
 
Professor(a)

Patrícia de Cassia Carvalho Campos Mestra

Possui graduação em Psicologia com ênfase em Prevenção e Promoção de Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011); mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015); especialização em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro (2016). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia - linha Cognição e Comportamento da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua em políticas públicas desde de 2005, tendo experiência nas áreas de Assistência Social e de Saúde Pública.
 
Professor(a)

Rozeli Custodio Especialista

Graduada em Psicologia pela UNIP,pós graduação em Educação Especial pela PUC Minas, Especialização em Neuropsicologia do desenvolvimento UFMG,atua em Serviço de Fortalecimento de Vínculos familiares.
 
Professor(a)

Sidney Kelly Santos Mestre

Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Creditado pela USP - SP em Projeto Urbano (2009), Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento (UNINTER, 2013), Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (UNIFAE, 2016). Profissional liberal, docente universitário (graduação, pós-graduação), tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: estética, arquitetura, urbanismo, projetos e história da arte. Especificamente, na área de movelaria e interiores, trabalha com reciclagem e upcycling.
 

Profissionais das mais diversas áreas, que estão atuando ou pretendem atuar em programas e serviços públicos, institucionais e particulares e que precisam dispor de informações balizadas sobre o processo de envelhecimento para qualificar a sua pratica profissional.

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Razão para fazer Pós-graduação

Aumento da empregabilidade   •   Retorno financeiro   •   Diferenciação de carreira   •   Novos conhecimentos

Foco numa especialidade   •   Atualização profissional   •   Ampliação do networking