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PÓS-GRADUAÇÃO SAÚDE

Os cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.

EMH Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde Mental

Este programa tem como proposta a formação interdisciplinar de especialista em Políticas Públicas em Saúde Mental cujo objetivo de proporcionar habilidades e competências articuladas ao processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Visa uma prática implicada aos princípios de descentralização e desospitalização do SUS, a partir da implantação de uma rede comunitária, aberta e orientada pelos serviços substitutivos.

 

Duração
12 meses


Modalidade
Online


Carga horária
360 h/a (TCC opcional)


Final das Inscrições
30 de Abril de 2024

 

Aulas:

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

 

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

Registro e-mec: 
https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjI2NzE4

 

TCC OPCIONAL:

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I - SAÚDE MENTAL: ASPECTOS POLÍTICOS E INTERVENÇÕES POSSÍVEIS
Saúde Mental: política e laço social;
A loucura na rede de Atenção Psicossocial: entre o SUS, o SUAS e a Justiça.
Biopolítica e Necropolítica na Saúde Mental;
Louco infrator e passagens ao ato.
MÓDULO II - A INTERFACE ENTRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA E A LUTA ANTIMANICOMIAL
A história da loucura: arqueologia de um saber;
A Reforma Psiquiátrica e as Políticas de Saúde Mental;
A experiência de Basaglia e os princípios da Luta Antimanicomial;
Os serviços substitutivos ao manicômio: CAPS, CAPS AD, CAPSI e Residência terapêutica;
Os princípios do SUAS no campo da Saúde Mental.
MÓDULO III - PSICOPATOLOGIA CLÁSSICA E PSICANALÍTICA
Psicanálise e instituição: ênfase em Saúde Mental;
Psicopatologia psicanalítica - Nosologia;
Psicopatologia psicanalítica – Semiologia;
Psicopatologia da infância e da adolescência;
MÓDULO IV - PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA E SAÚDE MENTAL
As psicoses em Freud: de Fliess a Schreber;
As psicoses lacanianas: de Aimèe a Schreber;
As psicoses ordinárias: paradigma Joyce;
A invenção psicótica: remendos, bricolages e savoir-y-faire;
Saúde Mental e suicídio;
A urgência e a clínica.
A prática da Saúde Mental entre vários e a construção do caso clínico.
MÓDULO TCC

COORDENADORES E PROFESSORES
 
Coordenador(a)

Thiago Bellato Doutor

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
 
Professor(a)

Samira Pontes Mestra

Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG
 
Professor(a)

Christiane Odete de Matozinho Mestre

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2006), pós-graduação em "Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde" pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/ MG Betim(2010), e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Supervisora e coordenadora do Programa Já É do Núcleo @PSILACS/UFMG (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo).Tem experiência na área de Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase em saúde mental e adolescência.
 
Professor(a)

Carolina Nassau Doutora

Possui graduação em Psicologia Puc Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada "Preciso que a vida pare". Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social - PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.
 
Professor(a)

Rinaldo Conde Bueno Doutor

Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma - Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.
 
Professor(a)

Gabriela Mansur Doutora

Graduada em Psicologia pela UFMG. Mestre e doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2003, onde atua no Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário- PAIPJ. Já trabalhou como professora de Psicologia no curso de Direto do IBMEC- BH e leciona desde 2015 em cursos de especialização em psicologia jurídica a disciplina de psicanálise, saúde mental e direito penal.
 
Professor(a)

Fídias Gomes Siqueira Doutor

Psicanalista. Pós-doutor pela PUC Minas. Doutor e Mestre em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG. Coordenador do Programa de Extensão Já É do PSILACS/UFMG.
 
Professor(a)

Alice Oliveira Rezende Mestra

Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto "Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós graduação das universidades: Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEM) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autora de diversos artigos na temática da clínica com crianças e da psicopatologia infantil.
 
Professor(a)

Cleusimar Cardoso Alves Almeida Doutora

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
 
Professor(a)

Marcus Macedo Mestre

Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhaguera; ́Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicidio sob o olhar da psicanalise em diálogo com outros saberes”
 

Profissionais graduados nas áreas da Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Medicina, Fonoaudiologia com nível superior e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área da saúde mental.

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Razão para fazer Pós-graduação

Aumento da empregabilidade   •   Retorno financeiro   •   Diferenciação de carreira   •   Novos conhecimentos

Foco numa especialidade   •   Atualização profissional   •   Ampliação do networking