PÓS-GRADUAÇÃO UNIFAAT

Processando requisição!

0% - Processando requisição!

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PÓS-GRADUAÇÃO - UNIFAAT

Inscrever

PÓS-GRADUAÇÃO SAÚDE

Os cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.

EMH Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde Mental da infância e adolescência

O Curso de pós-graduação lato sensu em “Políticas Públicas em Saúde Mental da infância e adolescência” visa à formação de profissionais capazes de analisar as realidades sob os princípios da Saúde Mental com base nas novas diretrizes da assistência do SUS, SUAS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sem perder de vista as especificidades de tal público, problematizando o que se entende por sofrimento psíquico na infância e adolescência.

Duração
12 meses


Modalidade
Online


Carga horária
360h/a TCC opcional


Final das Inscrições
30 de Abril de 2024

 

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

 

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4 

TCC OPCIONAL:

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I - A INTERFACE ENTRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA E A LUTA ANTIMANICOMIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
A história da loucura infantil: arqueologia de um saber
A Reforma Psiquiátrica e as Políticas de Saúde Mental da infância e adolescência
O excesso de diagnósticos da infância e adolescência na contemporaneidade
Os princípios do SUAS no campo da Saúde Mental infanto-juvenil
Os serviços substitutivos ao manicômio, Capsi.
Saúde Mental infanto-juvenil na Atenção Básica: desafios e possibilidades

MÓDULO II - PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA DA INFÂNCIA
Discussões psicopatológicas da clínica do autismo
Psicanálise e Saúde Mental na infância
Psicopatologia psicanalítica – Autismos
Psicopatologia psicanalítica – Neuroses e fobias infantis
Psicopatologia psicanalítica – Psicoses

MÓDULO III - PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA DA ADOLESCÊNCIA
A clínica do excesso e os sintomas na era digital
A toxicomania na adolescência: uma leitura psicanalítica
Adolescência e crime: possíveis saídas?
Adolescência e risco de suicídio
Impasses na adolescência – Cortes e corpo
Psicanálise, adolescência e Saúde Mental

MÓDULO VI – ASPECTOS POLÍTICOS E INTERVENÇÕES POSSÍVEIS
A prática da Saúde Mental entre vários e a construção do Caso Clínico
O sofrimento psíquico infanto-juvenil na rede de atenção psicossocial: entre o SUS, SUAS, educação e a Justiça
Saúde Mental da infância e adolescência: Política e laço social

 COORDENADORES E PROFESSORES
 
Coordenador(a)

Thiago Bellato Doutor 

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
 
Professor(a)

Alice Oliveira Rezende Mestra

Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto "Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós graduação das universidades: Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEM) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autora de diversos artigos na temática da clínica com crianças e da psicopatologia infantil.
 
Professor(a)

Carolina Nassau Doutora

Possui graduação em Psicologia Puc Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada "Preciso que a vida pare". Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social - PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.
 
Professor(a)

Christiane Odete de Matozinho Mestre

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2006), pós-graduação em "Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde" pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/ MG Betim(2010), e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Supervisora e coordenadora do Programa Já É do Núcleo @PSILACS/UFMG (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo).Tem experiência na área de Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase em saúde mental e adolescência.
 
Professor(a)

Cinthia Demaria Mestra

Psicóloga, psicanalista, Doutoranda e Mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Pesquisadora do Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital (UFMG) e do Laboratório de Clínica Psicanalítica: Invenções Subjetivas na Atualidade (PUC-MG). Atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e pesquisa temas relacionados à adolescência e aos atravessamentos da Cultura Digital.
 
Professor(a)

Cleusimar Cardoso Alves Almeida Doutora

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
 
Professor(a)

Diogo Nonato Reis Pereira Mestre  

Psicanalista, membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, coordenador clínico e membro do Conviver - Centro de Estudos e Pesquisas para Crianças, Adolescentes e Adultos em Estado de Sofrimento Psíquico Agudo e Persistente. Docente e supervisor de práticas de formação no curso de Psicologia da Unifenas - Varginha, Mestre em Letras: Literatura e Linguística pela UninCor.
 
Professor(a)

Emmanuely Macedo Santana De-Nardin Mestra

Médica Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre em Neurociências e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Professora Adjunta no curso de Medicina da PUC Minas.
 
Professor(a)

Marcus Macedo Mestre

Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhaguera; ́Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicidio sob o olhar da psicanalise em diálogo com outros saberes”
 
Professor(a)

Michele Kamers Doutora

Psicanalista, Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Bolsista CAPES PDSE na Université Paris VII Denis Diderot - Proc. nº BEX0404/15-2 no período de julho 2015 à maio de 2016. Professora e Coordenadora dos Cursos de Especialização em “Psicopatologia Infância e Adolescência”, “Psicanálise: Sujeito e Laço Social” e “Psicologia Hospitalar e da Saúde: Atuação Multiprofissional”, do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Co-organizadora e co-autora dos livros “Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência” (2015) e “Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde” (Finalista Prêmio Jabuti 2017) ambos publicados pela Editora Escuta/SP. Autora de vários artigos publicados em livros da Agalma e organizadora com Marco Antônio Coutinho Jorge e Rosa Mariotto do livro Psicanálise, Clínica e Cultura publicado pela Editora Agalma (2022).
 
Professor(a)

Patrícia da Silva Gomes Doutora 

psicóloga, psicanalista, Mestra e Doutora em Psicologia - Estudos Psicanalíticos pela UFMG, Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP. Pesquisadora do Laboratório Além da Tela Psicanálise e Cultura Digital da UFMG
 
Professor(a)

Paula Duarte Félix Doutora

Psicanalista. Psicóloga graduada pela FUMEC. Especialista em Saúde Mental e Psicanalise pelo Unicentro Newton Paiva, Mestre e Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga da equipe de saúde mental na atenção básica na prefeitura de BH.
 
Professor(a)

Rinaldo Conde Bueno Doutor

Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma - Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.
 

Profissionais graduados nas áreas da Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Medicina, Fonoaudiologia, Técnicos em Enfermagem com nível superior e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área da saúde mental.

Inscrições

Para realizar sua inscrição, clique no botão abaixo!

Inscrever
Razão para fazer Pós-graduação

Aumento da empregabilidade   •   Retorno financeiro   •   Diferenciação de carreira   •   Novos conhecimentos

Foco numa especialidade   •   Atualização profissional   •   Ampliação do networking